Resenha: Extraordinário, R. J. Palacio.

09:48



“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.”

Este livro conta a história de Auggie, um menino de 10 anos, que por conta de uma doença com qual nasceu,tem o rosto deformado, mesmo depois de ter passado por várias cirurgias. Embora nunca seja dito como o rosto dele é de fato, é possível ter uma noção da gravidade disso pelo modo como as pessoas reagem ao ver o seu rosto ou no modo como o tratam diferente das outras crianças
Auggie, desde então, vinha estudando em casa uma vez que ele precisava se recuperar das muitas cirurgias que fez no rosto e para receber os cuidados necessários. A história começa a se desenvolver e a virar de cabeça pra baixo quando os pais dele decidem que está na hora de ele enfrentar a escola como todas as outras crianças.
Entrar em uma escola é um período difícil para a maioria das crianças, e para August isso é ainda mais complicado. Auggie encontrou de tudo na escola: amigos, bullies e até pais que achavam que ele era um problema para a colégio. O menino sofre muita gozação das outras crianças, mas ele passa por tudo com a ajuda de seus amigos.
O livro é contado por vários pontos de vista, como de uma amiga da escola, e de sua irmã, porque afinal a condição de Auggie, querendo ou não afeta as pessoas ao seu redor. Sua irmã Olivia, por exemplo, sabe que Auggie precisa da atenção que tem, por isso, por mais que no fundo ela sinta falta de receber a atenção dos familiares, ela é uma garota dedicada e estudiosa, e não deixa transparecer nenhum problema para os pais não se preocuparem com ela.
Essa história vai muito mais além do que a aceitação de pessoas diferentes, ela trata sobre o amor a cima das aparências. Ela nos ensina que o que a pessoa é, não se limita a sua aparência, pois Auggie é um menino normal, apesar de tudo ele ainda é uma criança como qualquer outra. O livro é um grito pela aceitação do diferente e da propagação da gentileza.

“Não precisamos de olhos para amar, certo? Apenas sentimos dentro de nós.”

O livro também nos mostra que não estamos sozinhos, independente de qual for a situação, se olharmos bem, nós não somos abandonados a própria sorte. Entre milhares de pessoas, quem infelizmente teve essa doença foi Auggie, mas ela não é a única coisa que ele tem. Ele tem pais amorosos, uma irmã carinhosa e compreensiva, e amigos que estão dispostos a defendê-lo pelo o que for.
A narração do livro é maravilhosa, e a história é muito envolvente, daquelas que não dá pra desgrudar do livro. Apesar do livro se tratar de um tema mais pesado, a história fluí super bem e depressa.
Quando percebemos, já estamos apaixonados por Auggie e querendo que ele vença todos os obstáculos, e na verdade, não deveríamos desejar nada menos que isso para nenhuma outra pessoa.


“Vamos criar uma nova regra de vida... sempre ser um pouco mais gentil que o necessário.”

-Adriane

You Might Also Like

0 comentários

Olá! Por favor deixe um comentário que iremos adorar conversar.

Popular Posts

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no instagram