Resenha: A Morte da Luz, George R.R. Martin

09:00

Hoje irei falar sobre um péssimo livro, já aviso desde já. Será do livro A Morte da Luz do ótimo autor George R.R. Martin. A sinopse é muito boa, mas ela te ilude, porque o conteúdo não é tão bom assim. E vamos lá:
Um planeta está prestes a morrer, seu caminho se afasta das estrelas que trazem vida àquele lugar. Suas 14 cidades, construídas rapidamente quando o planeta passou por perto de uma grande estrela, também estão moribundas.
Worlorn não é o planeta que Dirk t’Larien imaginava, e Gwen Delvano não é mais a mulher que conhecera. Ela está ligada a outro homem e a esse planeta moribundo preso no crepúsculo, seguindo em direção à noite sem fim. Em meio à paisagem desoladora, há um violento choque de culturas, no qual não há códigos ou honra e uma batalha se espalhará rapidamente.” — Sinopse oficial.



Dirk é um viajante e sua antiga namorada o chama para pedir ajuda. Ele vai atrás dela e descobre que ela é “casada” com um importantíssimo líder de um clã. Acontecem umas coisas bem loucas e você fica sem entender, apenas levando o livro pra frente pra ver se recebe alguma explicação.
No começo, Dirk e Gwen passeiam pelo planeta em algumas cidades enquanto conversam. Dirk ama muito ela ainda, mas ela não nutre as mesmas paixões por ele (ou será que nutre? Você fica sem saber. Vou explicar melhor mais para frente). Jaan, o “marido”, é um bom personagem, pois ele tem suas emoções constantes, além de ter ideias revolucionárias. Garse é seu “parceiro”, mais para um parabatai fazendo referências de Os Instrumentos Mortais, ele é meio estranho e bem conservador. Basicamente é isso que posso dizer, pois não há uma história.
Este é o primeiro livro escrito pelo Martin, então é possível ver como ele evoluiu, pois não tem como ele fazer sucesso se ele continuou com a mesma escrita nos famosos livros deles atuais. O único outro livro dele que eu já li foi o primeiro livro de Wild Cards, que é um compilado de contos escritos por ele e seus amigos, e eu amei ele, o universo criado e tudo o mais. Não tenho vontade de ler As Crônicas de Gelo e Fogo, mas todos falam tão bem que imagino ser bem diferente de A Morte da Luz.
Voltando aos personagens, eles são EXTREMAMENTE incoerentes, você nunca sabe o que eles são e não é possível descrever a personalidade deles. Num capítulo a Gwen ama o Dirk, no outro ela ama o Jaan, no outro ela odeia todo mundo. Há também o outro motivo que é que os personagens só fazem merda e ainda por cima não admitem, um exemplo: o Dirk não sabe se proteger contra os “caçadores”, Jaan oferece proteção a ele, mas ele se recusa apenas por orgulho. Migo, você não tem nem um pingo de dignidade, aceita logo isso. As decisões que os personagens tomam são bem incoerentes, pois não há motivo de fazer isso, em vez deles ajudarem a si mesmos eles devem pensar: “o que eu posso fazer para me ferrar ainda mais?”.
O livro é outro erro. Ele é muito grande, suas dimensões são enormes (não estou falando de páginas, porque ele tem apenas 334), ele é muito largo e comprido do que os livros normais. Aí quando eu percebi isso, eu pensei, deve ser porque as margens são bem pequenas e as letras também, assim cabem mais histórias em um livro menor. Muito pelo contrário, as margens são gigantes e a diagramação maior ainda. Não sei como um livro com letras tão grandes é tão demorado e difícil de ler. Vocês podem ver nestas imagens como ele é diferentão:


















O único ponto positivo do livro é que o Martin é mestre em criar novos universos. A história se passa daqui muitos anos em um sistema solar distante. Todo o sistema é bem construído, os planetas são bem descritos, os detalhes de cada povo, suas tradições e hábitos são muito bem escritos. Mas não adianta colocar um universo incrível se não sabe explorá-lo bem nem as relações entre os personagens. Sinceramente, me arrependi de ter comprado, pois eu queria ler algo mais do Martin, e aproveitei para comprar esse livro na Black Friday, pois estava com o preço mais em conta, a sinopse interessante então resolvi pegar. Se arrependimento matasse...
No fim dei duas estrelas, pois não posso desmerecer o incrível universo criado pelo Martin e ainda ser sua primeira obra. Muita gente dá 4 ou 5 estrelas para ele, não sei como porque eu quase desisti de ler de tão indigesto que é esse livro.
Então se quiserem ler algo diferente do George R.R. Martin, procure mais sobre os outros livros dele, não compre este livro.
— Ricardo



You Might Also Like

5 comentários

  1. Olá ! Eu amo o seu blog, e as entradas super agradável.
    Eu amo os seus bilhetes.
    Segui o seu blog, Você pode me seguir de volta ?
    beijinhos
    http://obsesionporlalectura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ai, ai, gente... É tão ruim quando temos uma expectativa enorme acerca de um livro e quando o lemos... Só decepção! Não sou grande fã desse autor, mas nunca consegui me conectar ao universo criado por ele em As crônicas de gelo e fogo, só que recentemente tive uma decepção literária e entendo você! =/

    Leitora Compulsiva
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi muito decepcionante, fui todo feliz pensando "primeiro livro do Martin! Deve ser muito bom!" Aí chega isso, é uma pena.

      Abraços!

      Excluir
  3. Eu comprei, li e arrependi. História chata. A única coisa que salva é o planeta e a sua história. Eu só não parei de ler porque eu queria saber o aconteceria com o planeta... final decepcionante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Se eu tivesse lido uma resenha eu não teria comprado, porque na verdade só comprei porque o preço estava acessível e porque era do Martin, realmente um decepção...

      Abraços!

      Excluir

Olá! Por favor deixe um comentário que iremos adorar conversar.

Popular Posts

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no instagram