Resenha: Sasha, o Fenômeno, Ariel Ganassim

09:00

Em um mundo futurista que não há privacidade, animais selvagens são domésticos, os terroristas usam cruzes e os androides são tão comuns quanto as pessoas; qual o problema de ser uma atriz pornô?
Hoje irei falar sobre o livro Sasha, o Fenômeno do autor Ariel Ganassim.

Havia quem considerasse Sasha Simmel um messias demoníaco, vindo no fim dos tempos. Outros preferiam tomá-lo por uma espécie de anjo misterioso. Alguns acreditavam que se tratava apenas de mais um terrorista, transmitindo um vírus de computador para pessoas. Mas o que se sabe é que o fenômeno teve início. Zoe Ebner conta a história toda, desde o instante que ingressou nas cidades de vidro como uma atriz pornô e conheceu Sasha até o seu fim enigmático.” — Sinopse oficial.

Título: Sasha, o Fenômeno
Autor: Ariel Ganassim
Gênero: Distopia, Romance
Páginas: 178
Editora: Editora Fragmentos
Ano de Publicação: 2016

Zoe é uma jovem com seus 18 anos, aficionada com as novas “Cidades de Vidro” (não, não é o livro da Cassandra Clare), lugar que é tudo feito de vidro transparente, até as residências. Nesse lugar não há privacidade, qualquer um pode acessar suas câmeras e observar o que você está fazendo, animais domésticos são leões, pavões e onças, androides fazem tão parte da família quanto seu irmão e tantas outras características que estamos acostumados em filmes SciFi e outras que o próprio autor criou para essa cidade e o planeta. Achei incrível esse mundo, me lembra um pouco de Admirável Mundo Novo.
Com isso, Zoe foge de casa para ir para a Cidade e para se bancar lá, ela vira uma atriz pornô — uma coisa muito normal nessa época, as pessoas admiram em vez de te julgar — que é acompanhante do maior astro pornô dessa cidade. Na estreia do seu primeiro filme, ela encontra um jovem chamado Sasha e os dois se conversam, se conhecem e criam um romance em torno deles, só achei que foi um instalove, eles se amaram muito rápido, mas nesse mundo onde as emoções são tão complexas, acabei compreendendo. Particularmente, eu adorei o casal, achei que ele completa ela e vice versa que nem feijão com arroz, ambos tem problemas, mas são felizes e se amam; uma história de amor melhor que Crepúsculo.
Nesse mundo, eles não veneram deuses, veneram pessoas que têm o papel de deuses gregos. Algo como, por exemplo, o responsável pela saúde é chamado de Apolo e assim por diante. Essa é a nova religião, chamada de Teotecnismo, e todas as pessoas que moram nessa Cidade de Vidro acreditam nisso. Achei essa ideia incrível, ainda mais que o autor não excluiu as outras religiões antigas, elas ainda existem no livro e são bem citadas. Os grupos terroristas são os católicos extremistas, eles são considerados responsáveis por vários atentados que ocorrem em torno do mundo. Um vírus se espalha pelos sistemas eletrônicos e que isso poderia passar para os humanos, até pensam que foi causado pelo grupo terrorista.
Um dia, Sasha vem correndo para Zoe contar algo que muda a vida de todos ao redor, um segredo que vou guardar e quero que só quem ler saiba disso, pois me deixou boquiaberto e não quero estragar a surpresa. A partir disso, inexplicavelmente, todas as pessoas do mundo começam a sonhar religiosamente com Sasha. Várias teorias surgem para tentar explicar, teorias científicas, teorias religiosas, todos querem entender o que está acontecendo com seus sonhos. O governo dos deuses começa a caçar Sasha, isso o força, junto a Zoe, a fugir das ameaças.
Eu gostaria de agradecer imensamente o autor Ariel Ganassim que procurou o blog e nos convidou para entrarmos nesse mundo incrível que ele criou. Estamos muito honrados por nos ter feito esse pedido. Eu, Ricardo, aceitei, rapidamente o autor me enviou um ebook do livro e não me arrependi. É a primeira vez que o blog recebe um convite desses, então dá pra compreender o quanto estamos felizes e honrados.
Gostei muito da história, o mistério por trás de Sasha, o mundo criado, os personagens cativantes e a trama incrível que me prendeu do começo ao fim. Não sou de ler livros rapidamente, mesmo que sejam curtos, mas este eu li em dois dias, de tão ansioso que eu estava para o desfecho. Adorei tudo. Foi uma obra muito gostosa de ler, muito bom para sair de uma ressaca. Mesmo sendo uma distopia, não foi pesado e denso, foi leve e fluído, já que a trama é cativante e intrigante do começo ao fim, aposto que é quase impossível parar de ler. Os personagens são únicos e especiais, ninguém está lá para encher linguiça, todos tem um objetivo na obra.
Durante a leitura, percebi alguns erros de digitação, como letras trocadas, mas nada que atrapalhe o desenvolvimento, já que a obra não está completamente finalizada e ainda não está à venda. Em alguns pontos da narrativa em primeira pessoa, eu achei que poderia ser detalhada, mas entrei em um dilema: em momentos de grande ação e adrenalina é normal perceber menos do que está acontecendo ao redor, então mais detalhes atrapalhariam a imersão no livro? Mas eu não mexeria em nada, gostei do jeito que está.
Posso dizer que gostei como o autor criou uma nova religião do zero e a relação dela com as outras, imagino como isso deve ter sido complicado já que o teotecnismo e o mundo criado são tão complexos. Já estou me convertendo ao teotecnismo.
Bom, resumindo gostei bastante do livro, tem suas ressalvas, mas ele é muito bom. Acabei dando 4 estrelas, mas como não há esse livro no Skoob acabei anotando essa nota apenas no Instagram do blog (@lapsodeleitura).
[UPDATE: agora há uma página no Skoob para esse livro, clique aqui para ir até lá.]
Novamente, muito obrigado ao Ariel Ganassim por me disponibilizar a leitura, pois foi uma ótima experiência.
Obrigado a todos que leram essa resenha, convido vocês a conhecerem mais dessa obra na fanpage do facebook sobre Sasha, O Fenômeno e no site da editora
Um abraço!

— Ricardo

You Might Also Like

6 comentários

  1. Adorei sua resenha! Fiquei super interessada nesse livro! Parece ser uma história distópica bem envolvente. Pena não ter ainda no Skoob, organizo minhas leituras por lá, mas vou seguir o autor para saber das novidades!

    Bjss

    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Eu achei bem envolvente, já que você fica louco querendo saber o que vai acontecer com os personagens. O autor veio me avisar que ele criou uma página no skoob para esse livro, o link é: https://www.skoob.com.br/sasha-o-fenomeno-590276ed591241.html e vou atualizar também no post.

      Abraços!

      -Ricardo

      Excluir
  2. Que show esse livro! Já quero ueheuheuheueheu Enfim, adoro livros distópicos e esse em especial chamou muito minha atenção. Fiquei curioso para saber qual o desfecho da história de Zoe.

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é muito bom mesmo. Só pelo fato de ser distópico já me ganhou kkkkk É incrível como tudo termina no fim, acho que você vai gostar!

      Abraços!

      -Ricardo

      Excluir
  3. Que resenha incrível! Fiquei muito interessada no livro, parece ser muito bom mesmo! Eu gosto quando os autores criam coisas inteiramente novas, mostra que a criatividade realmente não tem limites.
    Ah, parabéns, que você receba muito mais propostas desse tipo! É incrível mesmo haha
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Esse autor foi bem criativo, tem tanta coisa que eu nem pensaria e ele consegue imaginar essas coisas incríveis e colocá-las no livro.
      Espero receber muitos outros convites, todos merecem essa experiência!
      Abraços!

      -Ricardo

      Excluir

Olá! Por favor deixe um comentário que iremos adorar conversar.

Popular Posts

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no instagram