Vamos conversar? Leitura em inglês

10:00

Olá pessoal, tudo bem? Hoje eu pensei em fazer algo diferente aqui no blog. Como algum de vocês sabem, na última Black Friday eu comprei um box em inglês de Divergente. Eu li os dois primeiros livros e queria compartilhar com vocês um pouco dessa experiência da leitura inglesa.


Essa é a primeira vez que eu leio um livro em inglês e a experiência foi incrível. Fiz uns quatro anos de curso de inglês, eu consigo me virar bem com o idioma, não me considero fluente, acho que estou longe de estar nesse ponto, mas consigo entender a língua em vários pontos.
Eu gosto bastante do idioma, o acho bem fácil de aprender e, pelo menos para mim, sempre foi gostoso continuar aprendendo, sempre tive muita curiosidade em saber mais e mais, porém por motivos de força maior tive que parar o curso. Recomendo a todos que aprendam pelo menos o básico de inglês, seja em cursos presenciais, online, por apps... Essa é uma língua essencial.


Eu li, até agora, Divergent e Insurgent, livros que eu já lera em português, isso me ajudou muito com a leitura inglesa. Para quem quer começar a ler em inglês, recomendo ler um livro que você já leu em português, pois você já tem uma ideia do que vai acontecer e, mesmo que em alguns trechos você não entenda o que está acontecendo, você consegue deduzir pelo que sabe da trama. Ajuda muito também estar sempre com um dicionário Inglês-Português ou, o que é mais provável, estar com o celular aberto no Google Tradutor e também estar com o livro em português ao lado. Eu fiz isso durante toda a leitura: sentado na cama, do lado direito o celular, do esquerdo o livro em português me acompanhando na leitura. Sempre que aparecia uma palavra que eu não conhecia eu procurava no Google sua tradução e olhava no livro como os tradutores a deixaram. Isso foi muito interessante, pois eu acabei aprendendo novos termos e descobrindo várias mudanças de vocabulário que a tradução trouxe.
Outra sensação incrível é a de você ler um termo que não conhece, mas conseguir deduzir seu significado pelo contexto do parágrafo ou da fala.
É muito interessante também como os livros trazem algo que dificilmente um cursinho de inglês traz: gírias e expressões. Por mais que os cursos te ensinem vocabulário e gramática, há certa deficiência em gírias e expressões, o que eu acho muito falho, já que é algo muito utilizado em qualquer idioma e se você fizer uma viagem para o exterior, será difícil manter uma conversa só com as palavras formais que te ensinaram. Lendo, eu aprendi muitas palavras e expressões que nunca apreenderia em um cursinho.
Uma outra dica para começar a ler em inglês é procurar por livros que tenham uma linguagem mais fácil de entender, livros mais juvenis, por exemplo, não tem uma linguagem difícil, então a leitura se torna mais calma e fluida. Quadrinhos são uma ótima escolha, já que suas expressões são voltadas para o público infantil, assim como as imagem ajudam o leitor a entender o contexto. Você não vai querer começar a ler em inglês por Jane Austen, não é mesmo? Livros mais contemporâneos se aproximam da nossa realidade linguística, tornando a leitura mais agradável. Livros com muita fantasia também podem gerar um problema, pois a criação das palavras nesses livros podem dificultar a vida do leitor. Mas cada caso é um caso.
Divergente é um ótimo livro para quem quer iniciar essa vida em outra língua. Não tem palavras difíceis, olhava no Google apenas de vez em quando, e quando passei a decorar certas palavras, passava capítulos e capítulos sem olhar no Google ou no livro em português. Essa sensação é incrível. Um momento difícil, porém, é quando os membros da Erudição começam a falar, pois sua linguagem é muito formal e técnica, aí não tem jeito, tinha que conferir a tradução a todo momento...
Há um tempo, o Paulo Ratz do Livraria em Casa  fez um vídeo sobre leitura em inglês, onde ele fala sobre sua experiência e dá dicas de livros também. Vale a pena conferir aqui.
Uma pena livros estrangeiros serem tão caros, pois quero muito ler outros livros em inglês, gostei muito da experiência. Da próxima vez, quem sabe, vou me arriscar com um livro ainda não lido em português?
Mas as principais dicas que deixo para vocês é: gostem da língua e leiam o que vocês gostem. Um livro que vocês gostam ou que tenham muita vontade de ler vai ser mais difícil de se desapontarem.

E então pessoal? O que acharam desse estilo de post? Vocês têm o costume de ler em outras línguas que não sejam o português? Vamos conversar mais nos comentários :D


— Ricardo

You Might Also Like

4 comentários

  1. Adorei o post. Eu concordo com você demais, desde que comecei a ler livros em inglês, melhorei demais o meu conhecimento da língua. Muita coisa não se vê em cursos online ou presenciais e são bem importantes. Agora só vale se for uma leitura levinha, não sei se teria coragem de me aventurar com Divergente logo hahaha

    xox
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clara!
      Muito obrigado! Eu que só li dois já vejo uma diferença, imagina se houvesse uma leitura mais constante? Esse tipo de aprendizado é importante, porque não há muitos lugares que ensinam isso... Hahaha Divergente pode até ter um linguagem de boa, mas todos sabemos que na história não bem assim
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  2. Oi
    eu tenho vontade de ler em inglês, fiz alguns anos de ingles e assim que der quero voltar, mas da uma preguicinha tentar ler , to com um e-book em inglês quem sabe eu comece por ele que é ate uma HQ da Jessica Jones.
    Gostei de ver como foi esse primeiro contato.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denise!
      Também queria muito poder voltar às aulas... Pode apostar que dá uma preguiça ao começar sim, mas quando começa, a leitura corre muito bem :D
      Aproveite que você já tem um material para a leitura, e tenta se aventurar um pouco por dia, você vai adorar!
      Muito obrigado!
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir

Olá! Por favor deixe um comentário que iremos adorar conversar.

Popular Posts

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no instagram